(CD) Coro Cabeludo

Coro infantil independente, com origem em 1990 como atividade da então estudante Cristina Lemos dentro da Faculdade de Artes do Paraná – FAP.
Passando por várias formações em algumas escolas de ensino fundamental, ainda pelo estágio obrigatório de Cristina, no ano de 1996 a então professora, intérprete, preparadora vocal e Cristina Lemos e a pianista e professora Solange Gomes, preparam o “Coro Cabeludo” para a estreia em CD homônimo, gravado e produzido no estúdio Gramofone+Musical no ano de 1997.
Cristina e Solange têm na arte e educação seus princípios básicos, onde coordenar e dirigir o coro é oportunizar um repertório incomum, provocar a crítica e musicalizar crianças, cantando e se divertindo.
Coordenado, produzido e dirigido pela cantora Cristina Lemos, com arranjos do carioca Vicente Ribeiro e dos paranaenses Lydio Roberto, Alvaro Ramos, Renato de Oliveira Jr, Roberto de Oliveira e Grupo Mundaréu, o álbum apresenta 12 canções que alternam compositores consagrados, como Milton Nascimento e Márcio Borges em “Benke”, Bia Bedran na deliciosa e divertida “João Sebastião”, Paulo Tatit e Arnaldo Antunes na curiosa “Pipoca”, Dorival Caymmi nas doces “Maricotinha/Maracangalha”, além dos paranaenses Lydio Roberto em “Sabiá” e “Ruas e Flores”, Rosy Greca em “Terra do Sempre”, Cristina Lemos e Etel Frota em “Yonah”, entre outros.
Destaque para a faixa 10, com o potpourri das canções folclóricas “Sinhá marreca”/”Fui passar na ponte”/”Jacaré Poiô”, que contou com a participação do Grupo Mundaréu.
Pelo “Coro Cabeludo” passaram mais de 90 crianças, sendo que parte delas participou das gravações e também com os desenhos do material gráfico desenvolvido pelos designers Antônio Fontoura – o Nico, e Naicele Noronha, com fotos de Zeca Moraes.
O projeto inicial que é de 1997 e já teve três edições, foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da empresa CELEPAR.

2000

Coro Cabeludo

Coordenação de Projeto, Direção vocal e Produção Musical: Cristina Lemos
Produção executiva: Mara Fontoura
Téçnicos de Gravação: Afonso Celso Amâncio; Sander Marcelo Emídio
Mixagens: Álvaro Ramos, Lydio Roberto e Sander Marcelo
Masterização: Victor França
Direção Artística : Älvaro Ramos e Cristina Lemos
Coordenação do Coro Cabeludo: Cristina Lemos e Solange Gomes