(CD) Criaturas – O Sexto Dedo

Xanda Lemos na voz, violão e guitarra, Bruno Zagonel na bateria e Caetano Zagonel no contrabaixo, é a formação da banda curitibana Criaturas, desde 2002, e que estreia em CD com o álbum “O Sexto Dedo”.
São 13 canções da autoria ou parcerias de Xanda Lemos, com produção, direção musical e arranjos são de Alvaro Ramos, a co-produção da própria banda e do parceiro Fred Teixeira que também mixou o CD. A inspiração é clara, “Beatles” com a sonoridade das baladas e do rock, recheado de guitarras, violões de cordas de aço e teclados hammond.
Destaque para a originalidade de algumas canções como “O Homem Mosca”, “Óculos Escuros”, “Tábata”, “Gato por Lebre”, “Endless Night” a única em inglês, “Isso te Revolta” onde os metais emprestam a melodia de “Hey Jude”, e “Insuportavelmente só” no melhor do estilo da “música de marujo”.
Figurinos de Eliza Matta e Kátia Aguiar, fotografia de Marino Prieto e design gráfico de Bozo Krusty dão forma ao álbum que foi gravado pela Gramofone+Musical em 2008.
Mais um projeto viabilizado através da lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba, e que teve incentivo da empresa CELEPAR.


2008

Criaturas


Gravado e mixado na Gramofone+Musical entre dezembro de 2008 e março de 2009.
Produção Musical e arranjos: Alvaro Ramos e Fred Teixeira.
Co-produção: Criaturas.
Produção Executiva: Mara Fontoura e Xanda Lemos.
Marketing Cultural: Gramophone Produtora Cultural.
Técnicos de gravação: Fred Teixeira e Silvio Tavares.
Técnico de mixagem: Fred Teixeira.
Mixagem: Alvaro Ramos, Fred Teixeira e Criaturas.
Masterização: Sérgio Soffiati “O Grito” Mix & Master
Fotos: Marino Prieto
Tratamento de imagem: Kátia Aguiar
Design gráfico: Felipe Thomé “Bozo”