(Livro+DVD) Didi Caillet – A Musa dos Paranistas

Personagem histórica no Estado do Paraná na década de 1920, Didi Caillet vai muito além do rostinho bonito e mulher exuberante que recebeu o título de “Primeira paranaense a ter disputado o Concurso Miss Brasil”, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1929”, mesmo tendo conquistado apenas o segundo lugar, devido a uma manobra política envolvendo o concurso.
À frente do seu tempo, rompeu com os rígidos padrões da época no que se refere ao papel da mulher na sociedade, e ficou marcada como uma pessoa inteligente e de opinião forte. Didi, a “Miss Inteligência”, fluente em quatro idiomas, poeta refinada com livros editados, foi a primeira artista a registrar poesias declamadas em fonograma, na época o acetato.
Com essa atitude toda, acabou levando mais longe o nome do seu Estado, considerado como uma mera extensão de São Paulo nessa época. Curioso com essa personagem, “Didi”, o psicanalista, fotógrafo e pesquisador Paulo Koehler lança em 2011 o livro “Didi Caillet – A Musa dos Paranistas”, que foi organizado e dirigido por ele mesmo com roteiro do jornalista José Carlos Fernandes e projeto gráfico do designer Lucio Barbeiro.
O livro vai a fundo na vida da personagem, com fotos, matérias e notas de jornais da época, partituras de músicas dedicadas a ela, e muitas outras lembranças. E ainda vem acompanhado de um DVD com o documentário sobre a vida da personagem, sua origem, trajetória, o Concurso de Miss, até seu casamento em 1933.
Uma justa homenagem a primeira garota propaganda do Paraná.

2011

Didi Caillet

Projeto
Realização: Paulo Soares Koehler
Elaboração: Gramofone+Cultural
Direção: Mara Fontoura
Livro
Pesquisa e Organização: Paulo Soares Koehler
Assistente de Pesquisa: Letícia Lopes Koehler
Revisão: Antônia Schwinden
Projeto Gráfico e Diagramação: Lucio Barbeiro
Filme
Direção: Paulo Soares Koehler
Roteiro: José Carlos Fernandes
Arranjo e Progamação musical: Ervin Fast
Montagem e Edição: Renato Pitta