(DVD) Música de Câmara – Olga Kiun & Quarteto Guarnieri

Olga Kiun, descende de uma tradicional família de músicos soviéticos, fez doutorado no conservatório de São Petesburgo, sob a orientação de Pavel Serebriakov. Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra. No Brasil, desenvolve ainda intensa atividade artística e pedagógica.
O grande compositor brasileiro certamente ficaria orgulhoso de ver seu nome num dos mais qualificados grupos de câmara da atualidade. Vencedor do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria melhor grupo de câmara, o Quarteto Camargo Guarnieri, formado por músicos de excelência e competência indiscutíveis, atua em recitais nas melhores séries de concerto do Brasil, como a série “Concertos BankBoston”, recitais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Centro Cultural Banco do Brasil.
O repertório contempla obras do período romântico com peças de Schumann (Quinteto para piano e quarteto de cordas op.44) e Cesar Franck (Quinteto para piano e quarteto de cordas em Fá menor).
Segundo estudiosos desse tipo de grupo, a necessidade de equilibrar o som do piano com o de quatro outros instrumentos confere ao pianista níveis de dificuldade comparáveis aos requeridos por peças solo, com textura densa e grande virtuosismo. Os quintetos para piano e cordas mais famosos do século XIX foram os compostos por Brahms, Schumann, Dvořák, Faurée, César Frank e Schubert.

2010

Olga Kiun & Quarteto Guarnieri