2002

Da imaginação da autora nasce a boneca “Chiquita”, que convida a todos a conhecer o seu mundo, um jardim especial marcado pelo valor da amizade.
Essa história é contada no livro infantil “O Jardim das Flores Gêmeas”, da autora paranaense Elizabeth Parolin. Socióloga de formação e artista plástica especialista em retratar pessoas, cavalos de raça, outros animais e natureza morta, sempre se sentiu atraída pela literatura infantil, estreando no gênero com a obra “O Pato e o Sapato” – livro que acompanha kit de lápis de cor para a criança colorir ilustrações.
A obra “O Jardim das Flores Gêmeas” contou com ilustrações da artista plástica catarinense Fátima Zagonel, especialista em ilustração botânica pelo Royal Botanic Gardens – Kew/Londres, e o design gráfico de Antônio Martiniano Fontoura, o nosso “NICO”.
O livro ainda vem acompanhado de um CD – áudio, com a história narrada por Alessandra Assad, responsável também pela fotografia da capa e de telas ilustrativas.
Além de poder ler o livro e apreciar ilustrações, a criança ainda pode escutar a história sonorizada, com a narração de Alessandra Assad, interpretada pelos atores infantis Dora Silva, Eduardo Ramos, Gabriella Fontoura, Giulia Fontoura e Isadora Chautad, e canções de Mara Fontoura nas vozes de Gabriella Fontoura, Juliana Fontoura, Alexandra Lemos e da própria Mara.
Ainda temos disponível no CD as versões playback das canções, importante material de apoio a escolas e professores.
Gravado na Gramofone+Musical, a produção e direção musical é de Alvaro Ramos e Mara Fontoura, com arranjos e execução instrumental de Ervin Fast.
O projeto, desenvolvido em 2002, foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Curitiba e Colégio Dom Bosco.

Ilustrações: Fátima Zagonel
Capa: Elizabeth Parolin (óleo sobre tela)
Foto da capa e das telas ilustrativas: Alessandra Assad
Revisão: Janice Janet Persuhn Alcoforado
Design Gráfico: Antonio Martiniano Fontoura
Produção musical e direção instrumental: Alvaro Ramos
Produção musical, arregimentação e direção vocal: Mara Fontoura
Criação da trilha, arranjos instrumentais e teclados: Ervin Fast
Locuções: Alessandra Assad (narradora), Gabriella Fontoura (Chiquita), Isadora Chautard (menina fada), Copo de Leite (Eduardo Ramos), Violeta (Giulia Fontoura) e Girassol (Dora S. Silva)
Cantoras: Gabriella Fontoura (na música “Chiquita”), Alexandra Lemos, Gabriella Fontoura, Juliana Fontoura

Disponível nas Mídias Digitais