CLARINETA + COMPOSIÇÃO

Nascido em 1968 em Nova Friburgo (RJ), desenvolveu sua musicalidade na Banda de sua cidade natal, aos 12 anos. Logo depois, já frequentando a capital fluminense, começou a trabalhar e estudar com diversos professores, convivendo com grandes mestres na Escola de Música da UFRJ, participando da prática de orquestra e grupos de câmara, se desenvolvendo como solista. Estudou com Rubens Coêlho Gomes, José Carlos de Castro, Paulo Sérgio Santos, José Botelho, além de participar de masterclasses com muitos estrangeiros. Ainda jovem, aos 23 anos, ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná, em que é clarinetista solista até hoje. Sempre interessado em compor, acredita que ainda escreveu pouco, por se dedicar a diversos grupos de câmara, de música popular, grupos folclóricos e orquestras, mas pretende cada vez mais desenvolver também essa vertente. Desde o início do seu aprendizado, Marcelo, que é multi-instrumentista, toca, além da clarineta, a flauta, o saxofone e o piano, participando intensamente de diversas atividades na música.
Compondo para teatro e diferentes grupos, o artista também cria jingles e ministra aulas em festivais de música pelo país e pelo mundo. Apesar de tantas atividades, Marcelo se dedica integralmente à música e aos estilos diferentes que frequenta. Vale lembrar que todas as suas funções estão diretamente ligadas a tocar, ensinar ou compor música. O Trio para Clarineta, Viola e Piano, escrito em 2018, especialmente para esta homenagem ao Maestro Alceo Bocchino, por ocasião de seu centenário, tem três movimentos, em que o Saudade utiliza uma melodia do próprio Bocchino num ambiente saudoso e como um tango dançante. Tudo isso para relembrar o bom humor e dedicação do maestro. O segundo, Amor, dedicado à gravidez e nascimento da filha Maya, traz a expectativa pela gestação e o momento do parto, com suas emoções e natureza fortes, na delicadeza feminina, na tranquilidade da bebê. O terceiro, Alegria, remete a uma cena em praça pública, corda bamba e um palhaço fazendo arte, num groove contínuo, com sorriso largo.

COMPOSIÇÃO

Nascido em 1990, Santiago Beis é um compositor uruguaio-brasileiro,
pianista, designer de áudio, arranjador e pesquisador artístico. Em Curitiba (PR)
graduou-se em composição musical com Harry Crowl, Márcio Steuernagel e Felipe de Almeida Ribeiro pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná _ UNESPAR. Estudou com Maurício Dottori e Osvaldo Colarusso e trabalhou com diversos novos ensembles musicais na capital paranaense. Premiado em festivais de composição na XXII Funarte Prêmio de Composição Clássica (2017) e na IV Bienal Música Hoje (2017), apresentou ainda suas composições na competição de jazz MadeinNY JazzGala no Tribeca Center of Performing Arts, em Nova York (2017). Trabalhos recentes incluem o Concerto de Ballet “Águas do Éden e do Hades”. Atualmente, é aluno do Mestrado em Música no programa de composição na School of Music da University of Missouri, Columbia (EUA), com a orientação de Carolina Heredia, Yoshiaki Onishi e Stefan Freund.
Suas obras procuram o elo entre criação e cognição musical por meio de usos formais específicos da harmonia para revelar como a memória afeta a sua percepção no tempo. As duas composições para esse CD são frutos da relação com o trabalho de Marcelo Oliveira e focam em como a harmonia atua dentro da memória do ouvinte de formas diferentes. “Quinteto nº 1”, de caráter lírico e de contínuo desenvolvimento, utiliza matemática para criar seu material: rotações modulares de uma mesma série sobre cada um dos seus elementos, o qual adapta-se ao fluir mais suave possível das suas vozes em polifonia. “Mosaico” constrói uma imagem harmônica sobre uma cor fixa desde uma perspectiva mais recente, mostrando diversos ritmos e estilos reconhecíveis. Como uma imagem feita de peças que aparecem e desaparecem, mas que não mudam o seu lugar no plano, imprimindo na memória a sensação de uma imagem total após um certo período de escuta.

RAFAEL STEFANICHEN FERRONATO (violino):

violinista e professor do Curso de Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael atua em duas frentes: processos de aprendizado e performance do violino, e a segunda voltada à educação musical, na qual pesquisa os processos formativos/habilidades cognitivas no desenvolvimento musical, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Rafael atua também como músico camerista, contribuindo com diversos grupos e orquestras pelo Brasil, além de realizar diversas masterclasses a convite de instituições de ensino superior.

SAMUEL PESSATTI (violoncelo):

nascido em Curitiba (PR), iniciou seus estudos no violoncelo aos 6 anos com a professora Adriane Savytsky. Deu continuidade nos estudos com Jessiane Frufrek. Posteriormente, se formou em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), na turma da professora Maria Alice Brandão. É professor de violoncelo e de música de câmara no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

RICARDO MOLTER (violino):

bacharel em Violino pela EMBAP/UNESPAR, foi aluno de Paulo Lückmann, Marco Damm, Paulo Bosísio e Winston Ramalho. Foi premiado no 15º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Atuou como solista, spalla e concertino na Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, Orquestra de Câmara da PUC/PR e Orquestra Sinfônica da EMBAP. Tocou sob a batuta de maestros como Antoni Wit, John Neschling, Stefan Geiger e Roberto Tibiriçá. Atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná.

DANIEL MENDES (viola):

natural de São José do Rio Preto (SP). iniciou seus estudos musicais aos oito anos na igreja. Aos dez anos, inicia os estudos de violino e dois anos depois opta pela viola. Em 2014, participou como academista na Mahler Chamber Orchestra, sendo orientado por Joel Hunter. Tocou em salas como: Philharmonie Essen, Konzerthaus Dortmund e Philharmonie Köln. Conquistou o 1º lugar no 2º Concurso Nacional de Violas. Atualmente, é Chefe de Naipe de Violas da Camerata Antiqua de Curitiba e professor na Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

HERMES ADRIANO DRECHSEL (piano):

nascido em Curititiba (PR), é graduado no curso Superior de Instrumento – Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música pela EMBAP. Teve como professores Marisa Ferraro Sampaio, Noel Nascimento Filho e Vera Di Domenico. É pianista correpetidor no Coro da UFPR, desde 2006, e do Madrigal da UFPR. Foi maestro do Coro do CEP e, atualmente, é pianista do grupo, além de atuar como professor de piano e pianista na instituição desde 2006.

ficha técnica e agradecimentos

Gravado na Gramofone+, em Curitiba, entre maio e julho de 2021. Direção musical: Marcelo Oliveira. Produção musical: Santiago Beis e Marcelo Oliveira. Técnico de gravação: Vitor Pinheiro. Edição: Santiago Beis. Mixagem: Vitor Pinheiro. Masterização: Gramofone+. Coordenação de estúdio: Alvaro Ramos. Produção executiva: Alvaro Ramos e Sarah Roeder Drechsel. Marketing cultural: Gramofone+ Cultural. Fotografia: Maringas Maciel, Lyrian Oliveira, Estúdio Sossella e Eduarda Moliner. Projeto gráfico: Lumen Design. Agradecimentos: Gulnara e Rosalba Bocchino, Vera Di Domenico (preparação técnica pianística), Igor Correia (paginação), Domitila Trindade, Martha Dias Schlemm e Rodrigo Oliveira. Nossa gratidão também aos músicos, técnicos, produtores, amigos, enfim, todos os envolvidos diretamente ou indiretamente para o ótimo clima desse projeto.